domingo, 13 de janeiro de 2013

DIÁRIO DE BORDO - SINOPSE- CHILE


    A América Latina é maravilhosa e a viagem que fiz com a minha esposa o ano passado foi exclusivamente de aventura e um pouco dura, uma vez que percorremos muitos dos trilhos que agora são atravessados pelo Rally Dakar ( Argentina , Chile e Peru). Fizemos 3000 Km por terra atravessando todo o Norte do Chile com um pé na Bolívia e Argentina também. Saímos de Santiago e regressamos a Santiago , onde percorremos as latitudes do local em sítios menos turísticos com pessoas da cidade. Desde bares alternativos a pequenas livrarias onde a figura de Gabriela Mistral e Pablo Neruda estavam sempre presentes. Aliás, Pablo Neruda sempre foi um referência, uma vez que um ano antes tínhamos estado nas ilhas eólias, Salina, Itália onde o poeta tinha estado exilado . Outro local mágico e fora dos circuitos turísticos. Normalmente, os turistas vão para Stromboli.

A imensa altitude ( algumas regiões com 4700m ) , o clima seco, o pó, o calor são muito exigentes, mas compensados pela hospitalidade dos Chilenos , da excelente comida e vinhos, bem como de paisagens de cortar a respiração. Para adaptar a altitude é fundamental uma boa hidratação e fazer uma adaptação intermédia a 2.500m-3.000m , que foi feita num local mágico como São Pedro de Atacama

Entre os Andes e o Pacífico, o Chile consegue ter quase todos os ecossistemas do mundo. Falta a savana , a tundra e as floresta tropical... Efectivamente, uma boa dica para viajar é escolher os países por ecossistemas ou culturas representativas de uma região. Uma vez que não sendo profissionais da viagens dificilmente se irá a todos os países do mundo.

Pelo deserto de Atacama vimos Vales,  Salares, Montanhas impressionantes e ainda deu para fazer algumas observações astronómicas, já que os maiores telescópios do mundo estão nesta região do norte do Chile, nomeadamente na Região do Elqui , Pisco e La Serena, uma simpática cidade colonial à beira mar.

O deserto de Atacama é parecido com Marte…Em algumas regiões não chove há 400 anos, daí que é o sítio mais seco do mundo. É uma viagem que precisa de preparação física e psicológica, mas que se faz bem se o espírito for o de descoberta e se deixarmo-nos levar pelos mistérios do Criador….

Ficam aqui algumas fotos .

Sem comentários:

Enviar um comentário